2012: um ano a ser celebrado!

Um versículo bíblico bastante utilizado em momentos de vitória, triunfo, cabe muito bem ao final deste ano: “… Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1Sm 7.12). ELE é e sempre será a razão de todo êxito em nossas atividades.

Na medida que reconhecemos esta verdade, horizontes promissores se apresentam à nossa frente para novas conquistas. A AETAL cada vez mais se consolida na área da educação teológica como uma associação referência de instituições teológicas não só do Brasil mas de toda a América Latina e também como uma agência de reconhecimento dessas escolas, através de seu Programa de Reconhecimento Acadêmico.

Neste ano, 36 novas afiliadas e reafiliadas do Brasil, México, Guatemala, Venezuela, Argentina e EUA juntaram-se a nós. Por ser uma associação membro do ICETE (International Council for Evangelical Theological Education), suas afiliadas usufruem de benefícios que vêm ao encontro de muitas de suas necessidades.

O Fórum Teológico Global em Nairóbi, no Quênia, realizado em Outubro de 2012, foi um marco histórico para todos aqueles que atenderam ao nosso convite. O que vimos e ouvimos ali nos alimenta e fortalece por um bom tempo no nobre exercício de nossas funções.

Oportunidades únicas como essa não devem ser perdidas, especialmente por nós que sempre buscamos a excelência na educação teológica.

Os seminários acadêmicos, como um dos serviços oferecidos às afiliadas, têm se tornado um must para as instituições que desejam se desenvolver e têm como objetivo obter padrão de excelência para seus programas educacionais.

Neste ano, mais de 180 lideranças de escolas teológicas afiliadas e não afiliadas participaram dos seminários realizados nas cidades brasileiras de Salvador-BA, Niterói-RJ, Manaus-AM, e na cidade da Guatemala-GT e em Lima, no Peru. São indescritíveis os momentos de aprendizado e de compartilhamento vivenciados nesses ambientes fraternos.

Outro marco histórico foi estabelecido através da publicação e lançamento em língua portuguesa do Catálogo Acadêmico AETAL – obra inédita que serve como guia indispensável de referências bibliográficas para professores e alunos de Teologia. São 600 títulos das mais res-peitadas editoras evangélicas nacionais que dão apoio ao estudo da Teologia.

Nesta edição, publicamos um artigo especial sobre a excelência na educação teológica, onde encontramos respostas para perguntas como: Excelência é o mesmo que sucesso? Quem determina os padrões ou a excelência de alguém? É a excelência possível? Enfim, foi muito bom estarmos juntos nes-te ano.

Boa leitura! Márcio Matta Presidente

FACEBOOK