IX Conferência Teológica Continental

13 países são representados na IX Conferência Teológica Continental

Durante os dias 19-21/09/2016, a AETAL realizou sua IX Conferência Teológica Continental com a presença de 88 delegados, oriundos de 13 países (América Latina e EUA). Na abertura do evento, o p r e s i d e n t e da AETAL, Márcio Matta, destacou a importância de “cada instituição teológica impactar não somente seus alunos, mas também a igreja e a comunidade como um todo, porque desta maneira, o mundo também será impactado”. Concluindo, disse esperar que, “no final da conferência, todos tivéssemos o sentimento de que precisamos fazer mais e melhor para o Reino de Deus através da apaixonante Educação Teológica.”

O primeiro preletor, Dr. Jim Adams (Dallas Seminary–EUA) falou com muita propriedade sobre O Impacto da Educação Teológica nos Estudantes, destacando que o programa da educação teológica deve contribuir de forma intencionada e eficaz no desenvolvimento espiritual e pessoal dos estudantes. Cesar Morales (Universidad SEL–Peru) ministrou acerca do Impacto da Educação Teológica na Comunicação da Mensagem Bíblica, baseando sua exposição em Romanos 10:17 “A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus”, apresentando a problemática atual e os desafios.

A terceira plenária ficou a cargo do Pr. Josué Campanhã (Envisionar– Brasil) que discorreu sobre o tema O Impacto da Educação Teológica na Liderança, mostrando, entre outros, que a ET ajuda a direcionar o poder recebido de Deus pelos chamados, para proclamar a mensagem correta, clareia a missão dos líderes para não perderem o foco e confronta o aluno não apenas intelectualmente, mas no relacionamento com Deus, no discipulado, na oração, no amor pelas pessoas e na visão.

Luis Eduardo Ramírez (Univ. Bautista–C olômbia) falou sobre O Impacto da Educação Teológica na Sociedade, enfatizando que as instituições têm a responsabilidade de desenvolver mecanismos, buscar espaços e prover oportunidades de participação em trabalhos sociais sem perder os critérios orientadores.

O tema O Impacto da Educação Teológica na Igreja foi ministrado por Orbelina Eguizábal (Biola University–EUA), que iniciou destacando como função principal da ET a formação de discípulos de Jesus Cristo que encarnam o Evangelho do Reino de Deus, comunicam as Sagradas Escrituras e exercem uma liderança de serviço, cumprindo, assim, a missão da Igreja.

Fechando com “chave de ouro” os ciclos das plenárias, Durvalina Bezerra falou sobre O Impacto da Educação Teológica na Missão Mundial, exortando que, para que uma educação cause impacto, deve priorizar a Missio Dei, relevar o conceito de Reino de Deus à igreja institucionalizada, oferecer um preparo adequado para a realidade atual e preparar a liderança de forma integral (com a mente de um teólogo, com o coração de um místico, com a coragem de um desbravador e com a humildade de um santo).

Acerca das seis plenárias, todas com painéis de discussão, foi patente aos olhos e ao coração de todos os participantes o benefício de um valor incalculável. Os momentos de reflexão, compartilhamento e oração vão ficar para sempre gravados na vida de cada delegado presente na Conferência.

Os workshops foram conduzidos por experts nos assuntos: Gary Williams/Guatemala (O programa de reconhecimento acadêmico da AETAL); Jenniffer Contreras/Porto Rico (Modelos pedagógicos para a educação teológica); Josué Campanhã/ Brasil (Como avaliar o impacto); Steve Hardy/EUA (O cuidado pastoral para o corpo acadêmico e docente); e Pablo Branch/Guatemala (Avaliação de programas on-line). Os devocionais matutinos ministrados por Leonel Rubiano (FUSTB– Colômbia), Claus Schwambach (FLT–Brasil) e Francisco Jiménez (SEMISUD–Equador) trouxeram palavras confortantes do coração de Deus aos corações dos presentes, promovendo desta forma um ambiente espiritual saudável para o encontro.

Os encontros e as conversas informais durante os intervalos serviram para enriquecer ainda mais esse momento único para os participantes brasileiros e hispânicos.

A Conferência também contou com a presença de quatro agências parceiras internacionais que participaram como observadoras (Overseas Council, Sinseys, Logos e NetFoundation).

As plenárias foram filmadas em HD e estarão disponíveis em DVD. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail atendimento@aetal.com ou pelos fones 19 3257-1200 19 98738-8008.

A Diretoria da AETAL expressa aqui sua gratidão pelo empenho dos afiliados presentes neste importante evento. A próxima Conferência será no Brasil, em Setembro de 2019.

9

10

11


13

14

FACEBOOK