Além da Excelência na Educação Teológica

10348387_814589948553224_6976961564105228299_nEm primeiro lugar, devo expressar o meu prazer em dirigir-lhe uma palavra. Espero que você seja tão apaixonado pela educação teológica quanto nós, da AETAL.

Em meus mais de 30 anos envolvido diretamente com a educação teológica evangélica, observei um grande crescimento no número de instituições teológicas neste país. Na verdade, o aumento da busca pelo conhecimento sistemático da Palavra de Deus se tornou uma realidade não apenas no Brasil, mas também em toda a América Latina, o que é louvável.

Entretanto, essa expansão fez emergir uma enorme carência na qualidade do ensino e nas estruturas organizacional, pedagógica e acadêmica de muitas instituições teológicas, principalmente das pequenas escolas. Neste contexto se apresenta a AETAL, que vem incentivar, como parte de sua missão, o contínuo desenvolvimento das escolas afiliadas, promovendo padrão de excelência entre os programas de educação teológica, para que a formação acadêmica e/ou ministerial resulte em crescimento sustentável e em aprimoramento das igrejas evangélicas neste continente.

Agora, mais do que isso e além do reconhecimento governamental conquistado por algumas instituições (o qual jamais deve se sobrepor à relevância do caráter ministerial), necessitamos de um ingrediente fundamentalmente importante para que possamos alcançar a plenitude na relação ensino/aprendizagem: lançarmo-nos de corpo e alma a esse tão nobre exercício, colocando sobretudo o coração no chamado. É o ato de nos apaixonarmos pela educação teológica. E se almejamos fazer tudo para glória de Deus (1Co 10.31b), este é o caminho.

Portanto, para que possamos implementar o que há de melhor na educação teológica, anelo aqui conclamar a todos os membros de instituições afiliadas e de futuras afiliadas, a não perdermos o foco sobre o principal objetivo para o qual fomos verdadeiramente chamados: irmos além da excelência – apaixonarmo-nos!

Que Deus lhe faça prosperar ricamente em suas atividades.

No serviço do Mestre,

Márcio Matta
Presidente da AETAL

FACEBOOK